quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ORGANIZANDO IDÉIAS

Para organizar as idéias, o ideal é esboçar um roteiro antes de iniciar a redação, como abaixo:

Escolha do assunto - O tratamento do assunto depende do objetivo que você deseja alcançar. Não há assunto que não possa ser abordado de diversas maneiras e sobre o qual não se possa escrever uma série de prós e contras.

Lista de idéias - Escolhido a assunto, e determinado o objetivo, é necessário preparar uma lista de pensamentos, uma relação de todas as idéias a serem incluídas que tenham relação com o assunto: fatos, argumentos, citações, comparações, lembretes, opiniões, exemplos e números.

Plano - O primeiro passo é extrair da lista as idéias que parecem mais importantes, seguindo uma ordem cronológica ou de prioridade, e depois fixar-se naquelas que deseja aprofundar.

Esboço - A redação do esboço é muito importante para registrar, sem a obrigatoriedade do texto final, a fluência de idéias que podem se perder com a organização imediata. Com o esquema, é possível reorganizar as idéias, colocando-as na seqüência lógica, gerando uma composição.


AS PARTES DE UM TEXTO


As partes que compõem o texto — a introdução, o desenvolvimento e a conclusão — devem se organizar de maneira equilibrada. A introdução é o ingresso no assunto e, nos ensaios bem redigidos, caracteriza-se como um argumento inicial. O desenvolvimento é a parte maior do ensaio, responsável pela relação entre a introdução e a conclusão. Esta, por sua vez, é o componente mais importante do texto. É a linha de chegada. Os dados apresentados, as idéias e os argumentos convergem para esse ponto em que se fecha a discussão ou a exposição.



A introdução apresenta a idéia central do texto. Essa apresentação deve ser direta. Em um bom texto, o autor entra no assunto sem "rodeios", porque o ensaio é uma exposição objetiva que deve estimular o leitor a pensar sobre o conteúdo desde a leitura do título. Assim, é preciso evitar os "chavões", os lugares-comuns.



O desenvolvimento orienta a compreensão do leitor até a conclusão.
Faz a relação entre a introdução e a conclusão.


A conclusão tem o valor da síntese no pensamento dialético. E, na sua estrutura normal, não deve deixar abertura para continuidade da discussão. Em uma comparação, a conclusão é equivalente à resposta em um problema de Matemática.


SÓ DÁ ELAS

Por Andréa Godinho e Marcos Buron.


Você acha que secretariado é coisa de mulher?

O final do século XX e o começo do século XXI foi um tempo em que homens e mulheres romperam preconceitos e assumiram atividades que, antes, eram exclusividade do sexo oposto. Nos dias atuais, as mulheres dirigem ônibus e aviões, assumem postos políticos, jogam futebol e doutrinam interpretações da lei. Homens cortam cabelos, cuidam dos filhos e da casa, desfilam em passarelas e prestam serviços sexuais.

Na área do secretariado, as mudanças ocorridas nas últimas décadas não surtiram muito efeito. Em recente pesquisa que realizamos com os alunos do curso Técnico em Secretariado (ETCOM/UFRGS), foi constatado que 95% são mulheres. A pesquisa abrangeu 60 alunos, dos módulos 1, 2 e 3, entre os quais apenas 3 são homens.

A pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil do aluno, suas opiniões em relação ao curso e mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa mostraram que 60% dos alunos estão na faixa etária de 17 a 22 anos, o que ajuda a entender o fato de que apenas 16,5% têm como principal objetivo seguir a carreira do secretariado. Esse percentual reduzido de pessoas focadas no curso, como observamos, deve-se ao fato de estarem começando a construir suas carreiras profissionais e, portanto, não terem bem definidos seus objetivos profissionais.

Muitos buscam o nível técnico como uma forma mais facilitada de entrarem no mercado de trabalho. E 45% estão em seu primeiro curso após o término do ensino médio. O Técnico em Secretariado é um curso que abre um leque de oportunidades, começando com estágios em inúmeras empresas, sendo que algumas efetivam os profissionais que levam a sério o que fazem.

Em relação ao mercado de trabalho, a pesquisa mostrou o potencial do campo do Secretariado. Mais da metade dos alunos (53,33%) trabalha na área, exatamente a mesma porcentagem já trabalhava antes de ingressar no curso. 63,33% dos alunos avaliam o currículo do curso como bom, 50% acha que, após o término do curso, estará preparado e não terá dificuldade para enfrentar o mercado de trabalho.

Quando questionados sobre como está sendo o desenvolvimento do curso, 60% dos alunos responderam que atingiu suas expectativas. O módulo que 53,5% dos alunos têm preferência é o 3 – Assistente em Eventos - que tem como coordenadora a professora Ana Cypriano.

Realmente, o mundo mudou nesses últimos séculos. Caíram vários tabus. E isso se deve à tecnologia, à conscientização do ser humano de que somos todos iguais e ao fato de a mulher ter saído em busca de seus ideais. Mas, no Secretariado, isso não mudou muito, encontramos uma profissão visada e buscada mais por pessoas do sexo feminino. Vemos anúncios nos jornais procurando mais profissionais do sexo feminino para atuar na área do Secretariado. São poucas as empresas que colocam “ambos os sexos”. Isso, de certa forma, pode ser percebido como um preconceito, já que somos capazes de executar tarefas sem distinção de sexo, cor e raça.

Mas verificarmos que no Governo existem os grandes secretários, homens, que trabalham diretamente com o Presidente da República. Secretário da Agricultura, da Cultura, etc. Então vemos, por este lado, que temos profissionais do sexo masculino no Secretariado executando suas funções nos mais elevados cargos. Por isso, caro leitor, se és um secretário ou pretende ser um, nunca se intimide de ser a minoria dentro de uma sala de aula, encontrando um grupo enorme de mulheres.

Com base em todas essas informações, podemos constatar que há muitas pessoas envolvidas em aprender, aprimorar ou reciclar seus conhecimentos. No curso, temos colegas com nível superior completo ou em conclusão, outros que já trabalharam ou trabalham na área e, com isso, trazem muitas experiências para dentro da sala de aula, ilustrando o que estamos aprendendo na teoria. Temos colegas que residiram no exterior e colegas de quase todo o Brasil, sem falar nas pessoas que residem na região metropolitana de Porto Alegre. Por isso, o Secretariado é um curso diversificado, procurado e muito bom.

Em uma das questões, perguntamos aos alunos sobre as amizades feitas no curso. O que mais nos chamou a atenção foi que a maioria disse que tinha feito muitas amizades, e outros afirmaram que fizeram amizades que durariam para o resto de suas vidas. Isso é um fato importante, pois as pessoas, mesmo que tenham pouquíssimo tempo, desenvolvem um conhecimento pessoal que muitos levam anos para conseguir, e aqui, em menos de três semestres, conseguem.

Então, se você ainda tem dúvida sobre o que vai fazer após o término do ensino médio, aconselhamos a escolher um curso técnico, e o Secretariado é uma ótima opção.

Agradecemos aos colegas do curso que participaram da nossa pesquisa e também às professoras Ana Cristina Cypriano e Maria Isabel Carvalho, que disponibilizaram alguns minutos do seu período de aula para aplicarmos os questionários.





A seguir, segue o questionário da pesquisa com os resultados obtidos nos três módulos e também o gráfico para melhor visualização das questões.


1) Sexo: M(3) F(59)

2) Idade: 17 a 22 (32) 23 a 28 (12) mais de 28 (17)

3) Após a conclusão do ensino médio, o Secretariado é o seu primeiro curso? Sim (27) Não (34)

4) Ser secretário(a) é seu principal objetivo profissional?
Sim (10) Não (49)

5) Qual é o módulo que mais lhe interessa? 1 (8) 2 (14) 3 (22)
Alguns colegas responderam assim:
Módulos 1,2 e 3 (12); 2 e 3 (1), 1 e 2 (1) e nenhum (2)

6) Você trabalha na área do secretariado? Sim (32) Não (29)

7)Você já trabalhava na área do secretariado antes de ingressar no curso? Sim (32) Não (28)

8) Como você avalia o currículo do curso?
Ruim (0) Regular (8) Bom (38) Muito bom (14)

9) Relacionando as suas expectativas relativas ao curso, anteriores ao ingresso, com a vivência atual como aluno:
Decepcionei-me com o curso (4) Superou minhas expectativas (14)
Atingiu minhas expectativas (36) Outros (6)

10) Em relação ao mercado de trabalho, como você acha que será seu ingresso?
Terei dificuldades (1) Não terei dificuldades (33)
Serei competitivo (23) Outros (3)

11) Em relação as amizades:
Não fiz (0) Fiz muitas (26)
Fiz algumas (17) Fiz amizades para toda a minha vida (17)

12) Você acha que o curso é feito para o sexo feminino?
Sim (15) Não (46)