terça-feira, 18 de novembro de 2008

QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO ESCRITA

As alunas Cassandra Victória Lanzarin, Shayanne Santos da Silva e Sabrina Veiga, trouxeram para os leitores do blog algumas dicas de como aprimorar a escrita.
O uso da linguagem na comunicação comercial/empresarial é uma das competências básicas a serem desenvolvidas pelos falantes de uma língua, pois os habilita ao exercício prático das necessidades e soluções operacionais próprias do dia-a-dia. Esta matéria tem por objetivo dar algumas dicas práticas e objetivas para quem queira ou precise usar adequadamente a escrita.

Escrever sempre foi uma habilidade vital nos negócios. Em 1988 uma pesquisa feita no EUA mostrou que 79% dos executivos entrevistados citaram a escrita como uma das habilidades mais negligenciadas no mundo empresarial, contudo uma das mais importantes para produtividade.
Em 1992, uma pesquisa feita pela Associated Press com 402 companhias mostrou que os executivos identificaram a redação como a habilidade mais valorizada em um empregado, mas disseram que 80% dos seus empregados em todos os níveis precisavam melhorar seus textos.

Pesquisas atuais dão resultados semelhantes – a mensagem é, se você quiser ter sucesso, você tem de saber escrever bem.
27 DICAS PARA ESCREVER UM BOM TEXTO

1) Vc. deve evitar abrev., etc.

2) Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.

3) Anule aliterações altamente abusivas.

4) "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.

5)
Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.

6) O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7) Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8) Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?

9) Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.

10) Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.

11) Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12) Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13)
Frases incompletas podem causar

14)
Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

15) Seja mais ou menos específico.

16) Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17) A voz passiva deve ser evitada.

18) Use a pontuação corretamente o ponto e a virgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19) Quem precisa de perguntas retóricas?

20) Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21)
Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.

22) Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23) Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24)
Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!

25) Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26)
Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.

27)
Seja incisivo e coerente, ou não.


Texto retirado do site: http://herbertfarias.multiply.com/reviews/item/3. Autor desconhecido.