quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ERGONOMIA NO DIA-A-DIA DO TRABALHO

Aqui apresentaremos algumas dicas de ergonomia, que, segundo o ortopedista Aloysio Mayolino, do departamento de saúde (DASG), é “um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho”. Estas dicas não só servem para secretárias, mas também para várias outras profissões, uma vez que muitas delas se utilizam do computador por muitas horas seguidas.
Conforme os princípios da ergonomia, a pessoa deve adaptar as posições posturais corretas no ambiente de trabalho de uma maneira geral, como, por exemplo, ao usar o computador.
Quem determina este conjunto de posições é uma equipe interprofissional, composta pelo médico do trabalho, pelo engenheiro industrial, pelo projetista, pelo desenhista industrial, pelo psicólogo e pelo engenheiro. “Cada profissional determina um critério de acordo com a sua especialidade, objetivando encontrar a solução ergonômica correta”, destacou a médica do Trabalho, Vera Brinkerhoff, afirmando que cabe, muitas vezes, à própria pessoa identificar e se adaptar às posturas recomendadas, que evitarão um leque de problemas, que vão desde uma simples dor lombar e cervical a casos de tendinite e LER (lesão por esforço repetitivo).
A LER representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas. É classificada em três estágios, podendo chegar até o quarto grau, que se caracteriza por dor presente em qualquer movimento da mão, inclusive em repouso, e perda da função motora.
Estágio 1 - Dor e cansaço nos membros superiores durante o turno de trabalho, com melhora nos fins de semana, sem alterações no exame físico e com desempenho normal.
Estágio 2 - Dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbio do sono, com incapacidade para o trabalho repetitivo.
Estágio 3 - Sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes, mesmo com repouso. Distúrbios do sono e presença de sinais objetivos ao exame físico.
Também é conhecida por LTC (lesão por trauma cumulativo) e por DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho).
A seguir, duas ilustrações que mostram a posição adequada no ambiente de trabalho (B) e os erros de postura que cometemos no nosso dia-a-dia (A).


A - Postura incorreta frente ao computador

1- Não apoiar na cadeira.
2- Joelhos apoiados e pés não apoiados no piso.
3- Mesa instável ou inadequada.
4- Monitor e teclados lateralizados.
5- Posição inadequada dos teclados.
6- Flexão dos punhos.
7- Falta de suporte de documentos.









B - Postura correta frente ao computador

1- Dorso apoiado.
2- Pés apoiados e ângulos dos joelhos maiores que 90º
3- Mesa firme, ajustada.
4- Monitor e teclados em frente ao operador;
5- Suporte de teclado ajustável.
6- Ângulo de cotovelo maior que 90º e punhos retos.
7- Braço junto ao corpo.






Se o seu trabalho atual exige movimentos repetitivos e você já percebe sinais de LER, talvez queira procurar ajuda médica na empresa. Se isso não for possível, talvez possa ir a um serviço de saúde para que um ortopedista avalie o seu caso e tome as medidas necessárias para ajudá-lo. As chances de recuperação serão muito maiores se a LER for tratada nos seus estágios iniciais.
A prevenção de LER começa em casa, fazendo, ao longo do dia, alongamentos e exercícios de aquecimento muscular. Fazer atividades físicas para fortalecer especialmente os músculos que você usa mais é importante, pois músculos mais fortes ajudarão a realizar as tarefas necessárias no trabalho. Os empregadores devem fornecer aos trabalhadores equipamentos apropriados. Isso pode incluir, entre outras coisas, escrivaninhas e cadeiras de altura apropriada, almofadas de apoio para o cotovelo, teclados ergonômicos para computadores ou equipamentos pesados com amortecedores para evitar vibração excessiva.
Depois de todas estas dicas, deixamos o recado que é sempre importante trabalhar feliz e realizado, aproveitando estas idéias para transformar o dia de trabalho em um momento mais agradável e relaxante.

Heloisa Weber; Meg Turatti.