segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CRÔNICAS - A PROFISSÃO MAIS ANTIGA DO MUNDO

Por Taiana Araújo

Dizem que a primeira profissão foi a de Maria Madalena, que, vocês devem saber, vendia sua... bom, seu corpo. Há controvérsias. (Meus) Estudos recentes mostram que, antes que a personagem bíblica pensasse em se prostituir, muito antes de Cristo, uma mulher ajudou Deus na criação do universo. Essa mulher anotava o que ainda haveria de ser feito, lembrava-o das datas importantes, aprimorava suas idéias. Assim, nascia a relação profissional mais antiga: O chefe e a secretária.
Tudo começou quando o Todo-Poderoso contou à sua fiel ajudante seus planos para a criação do mundo. Planejava construí-lo em cerca de um mês, depois do qual sua secretária poderia tirar férias.
– Mas um mês?, pensou ela. Acho que dá para fazer tudo na metade do tempo, ando louca para tirar umas férias.
Então, ela pensou, analisou o projeto de chefe e reestruturou-o. Sabia que, se um homem precisa de um mês para fazer alguma coisa, uma mulher, provavelmente, possa fazê-lo em poucos dias, principalmente se quiser tirar férias. Depois de pensar muito, ela conseguiu reduzir o tempo de criação para uma semana. Perfeito! Então começaram a trabalhar.
– Bom, primeiro vamos acender essa luz, escuro só é bom para dormir.
Mas Deus reclamou:
– E depois, quando quisermos descansar?
– Então fica assim, quando estivermos trabalhando, tudo fica claro, depois, na hora de dormir, escurece de novo. Eu sou um gênio, disse ela.
No outro dia, Deus criou a água, o bem mais precioso. Mas tinha alguma coisa errada.
– Vejamos... tem muita água num lugar só... e depois quando eu tirar férias aonde eu vou tomar sol?, pensou a secretária. Vamos separar essa água toda aí. E, depois, esse mundo tá precisando de um toque feminino. Vamos encher tudo de flores, de coisinhas fofas.
Assim, foram criadas as vegetações e os animaizinhos. Os cachorros, os gatos e os coelhinhos foram idéias dela. Por Ele, só haveria cavalos, tubarões, essas coisas de homem.
Já haviam passado quatro dias.
– Agora está tudo lindo... mas está faltando alguma coisa...
“Alguém parecido comigo”, disse Deus, claro, como todo bom chefe, acha que todos têm que ser iguais a ele. E criou um homem a quem chamou de Adão. Como não queria nenhuma concorrência, Deus o criou feio, gordinho, nada atraente. Mas ela viu que Adão precisaria de uma companhia (e de uma dieta), definitivamente, precisava ser aperfeiçoado. Foi então, já no sexto dia, que ela teve a idéia: Precisava de matéria-prima para criar alguém a sua imagem e semelhança para ficar ao lado de Adão.
– Hum, se tiramos uma costelinha de cada lado daquele homem, ele ficará bem melhor, e eu poderei criar uma companheira para ele. Alguém que possa aprimorar seus projetos, cuidar dele... assim como eu faço com Deus.
Assim surgiu Eva. Dizem que nós somos uma costela de Adão, mas, na verdade, somos duas. Passados sete dias, ainda faltavam alguns detalhes: as cores, as texturas, o chocolate, esses toques femininos. Sabe como é, Ele só criara o branco e o preto. Jamais existiriam o rosa e azul-bebê se não fosse por ela.
– Pode descansar chefe, que o resto eu faço.
E Deus descansou no sétimo dia. Mas, é claro, sua secretária, não. Por trás de TODO grande homem, existe sempre uma excelente secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário